Racionamento completa um mês e estiagem se agrava

 

Publicado em: 01/03/2023 11:39 | Fonte/Agência: Daeb

Whatsapp

 

A escassez de água está se agravando na região. A Barragem da Sanga Rasa já está 6,40 metros abaixo do normal, nível preocupante para o Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb). Como ação para amenizar os efeitos do racionamento, implantado há exatamente um mês, a autarquia investiu no apoio do abastecimento via caminhões-pipa.

No total, são quatro veículos que atendem as demandas urbanas e rurais. A grande novidade são duas pipas que foram confeccionadas a partir de um tanque inservível de 28 mil litros que havia sido doado anos atrás pela Receita Federal e estava parado por não ter carreta para transportar e por ser muito grande para manobrar. A partir deste, foram construídas duas pipas, uma de 10 mil litros e outra de 15 mil litros. O valor total pago foi de R$ 90 mil reais, o que causou uma economia para os cofres públicos, já que apenas um novo, de 10 mil litros, custaria 150 mil reais. Inclusive, o Daeb havia lançado um processo licitatório para a compra de um novo tanque pipa, porém o contrato foi rescindido em virtude do atraso da entrega do tanque e em vista da urgência da situação.

O Daeb conta ainda com um caminhão-pipa alugado, de 15 mil litros, e com o caminhão do Exército, que possui capacidade de 12 mil litros. O veículo militar atende, no momento, o Presídio Regional. Este apoio possibilita que os outros caminhões da autarquia possam fornecer água para mais locais da cidade.

Consumo elevado

Mesmo com o racionamento, o Daeb percebeu um aumento no consumo diário da população. Segundo dados de leitura de hidrômetros, em dezembro, a média diária de consumo foi de 17.051 metros cúbicos. Em janeiro, cresceu para 18.343 metros cúbicos e em fevereiro para 18.963 metros cúbicos (dados até 27/02).

Assim, o Departamento alerta a população para este consumo elevado e para a escassez de chuvas que continua na cidade. Além da Sanga Rasa (-6,40 metros), as outras barragens também estão com níveis baixos. A do Piraí está com 3,70 metros negativos e a Emergencial está 0,60 m aquém do normal.

Neste momento, é imprescindível que todos cuidem dos vazamentos internos, até mesmo torneiras pingando. O Daeb ainda lembra que está proibido o uso de água da rede pública para situações que não são prioritárias, como lavagens de veículos e troca de água das piscinas e reservatórios residenciais, de entidades ou clubes.