História

2018

Construção de um novo reservatório de água tratada para a cidade de Bagé.

 

2017

O Daeb ganha nova denominação, passando a ser Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé.

 

2014

Daeb completa 45 anos.

 

2013

Entregue Obra de Saneamento nos Bairros Dois Irmãos, Estrela D´Alva, Parque Marília e Popular.

 

2009

O Daeb comemora 40 anos de existência.

 

2007

Em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, o Daeb inaugura o projeto Sala Verde, um espaço para o desenvolvimento de atividades de educação ambiental, como cursos, palestras, oficinas e encontros.

 

2006

Bagé enfrenta novamente uma grande estiagem. A falta de chuvas faz com que o governo municipal e o Daeb implantem um sistema de racionamento de 18 horas diárias. A barragem da Sanga Rasa fica oito meses desativada. Alguns bairros necessitam ser abastecidos por meio de caminhões-pipa. Ainda neste ano, o Daeb investe em obra para aumentar a vazão da barragem do Piraí, substituindo a tubulação antiga do local.

 

2005

Entra em vigor a nova estrutura administrativa do Daeb. É realizado o primeiro concurso público, depois de 17 anos, que visa à continuidade técnico-administrativa do serviço de saneamento. 

2004

É inaugurada uma Adutora de Água Potável para abastecer os bairros da Zona Leste de Bagé. A adução parte da Estação de Tratamento de Água seguindo pela Avenida Espanha até encontrar o caminho da antiga linha da Viação Férrea.

 

2003

Depois da completa desativação do tratamento de esgoto na cidade, é construída a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no bairro das Pedras Brancas, iniciando uma série de obras de esgotamento sanitário em Bagé.

 

1998

Equipe do Departamento de Águas e Esgotos de Bagé trabalha na barragem emergencial do Piraizinho, na construção de seis novas galerias com o objetivo de dar uma maior vazão ao escoamento de água do reservatório.

 

1989

Grande seca castiga Bagé. Ano letivo foi retardado no seu início, creches deixaram de funcionar, piscinas foram transformadas em reservatórios com a colocação de torneiras fixas, rede bancária, comércio e repartições públicas reduziram seu horário de funcionamento. Com a utilização de caminhões-pipa e tanques, a água era levada diariamente a todos os bairros e vilas da cidade. O governo municipal obteve, junto à SUDESUL, verba para a construção de uma barragem emergencial no Piraí.

 

1979

Mais de 500 pessoas prestigiaram o ato de inauguração da Sanga Rasa.

 

1976

Iniciaram-se os trabalhos de elaboração do anteprojeto da obra da Barragem da Sanga Rasa, com a colaboração do engenheiro Ned Quintana.

 

1971

Instalação do Daeb, em solenidade realizada no gabinete do prefeito Antônio Pires, sendo nomeado para dirigir a autarquia o economista Terêncio Pereira. A autarquia começou funcionando em prédio da Prefeitura, à rua Cel.Juvêncio Lemos.

 

1969

Criado, através da lei Municipal nº 1559, o Departamento de Água e Esgotos de Bagé (Daeb).