DAEB EXECUTA AÇÕES PARA SANAR PROBLEMAS DE ABASTECIMENTO

 

Publicado em: 13/02/2023 13:48 | Fonte/Agência: DAEB

Whatsapp

 

DAEB EXECUTA AÇÕES PARA SANAR PROBLEMAS DE ABASTECIMENTO

Bairro Ivo Ferronato

Com a decretação do rodízio de abastecimento de 12 horas para a cidade de Bagé a partir de 1° de fevereiro, um problema recorrente em períodos durante a implantação da medida é a dificuldade na recarga das tubulações para abastecer as localidades nas pontas de rede, como é o caso dos bairros Ivo Ferronato, Damé, Stand, Tiarajú, Aeroporto e outros.  

Nos últimos dias o local com maior dificuldade para ser abastecido é o Ivo Ferronato, principalmente nas ruas mais elevadas em comparação a outras, como a rua Angelino Paleti Previtali. Atualmente aquela região da cidade é um polo de desenvolvimento imobiliário, com a construção de vários grandes residenciais, além da expansão populacional trazida também em torno da Universidade Federal do Pampa, a Unipampa. Com tudo isto, o consumo hídrico na área sofreu um acréscimo grande em comparação a outras partes do município. O Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb), vem durante os últimos anos executando obras como a substituição de redes pontuais por outras maiores, com mais vazão para atender a demanda local.

O verão trouxe uma série de fatores que contribuem para a piora da capacidade de abastecimento. Além da falta de chuvas, as temperaturas chegando próximo dos 40° elevam o consumo de água a uma escala muito maior, o que também gera um problema para quem está na ponta da rede. Quando o abastecimento é religado dentro da escala do rodízio, são centenas de quilômetros de tubulações para encher e ganhar pressão, assim como diversos reservatórios do Daeb espalhados pela cidade e, quando isso ocorre, o consumo de água pela população no caminho vai tirando a força para aqueles que estão mais adiante no sistema. Este é um dos efeitos que causam tanto transtorno nestas regiões.

AÇÕES

O Daeb está colocando água com caminhões-pipa diariamente nos locais mais críticos, como o Ivo Ferronato, Stand, Damé e fundos do bairro Floresta, onde existe um reservatório do Departamento para atender especificamente a população deste bairro. Outra medida que está sendo estudada é a interligação de redes no Ivo Ferronato, a fim de oferecer um ganho de volume e vazão aos pontos hoje com déficit. Mudanças nas programações de horários de ativação de poços artesianos também estão sendo executadas para estes complementarem o fornecimento nas suas áreas onde for necessário.

BARRAGENS E CHUVAS

Em medição realizada nesta segunda-feira (13/02), as barragens apresentam os seguintes níveis: Santa Rasa com -5,70m; Piraí está 3,55m abaixo do normal, já a Barragem Emergencial 80 centímetros abaixo da sua capacidade máxima. Praticamente estamos na metade de fevereiro com o acumulado de chuvas em apenas 7,5 milímetros enquanto a média histórica é acima dos 160mm.

DIREÇÃO

A autarquia, na pessoa do diretor geral, Franco Alves, ressalta que o trabalho diário por parte da administração e dos servidores está sendo realizado com esforço para minimizar os efeitos negativos para uma população de aproximadamente 115 mil pessoas, que sofrem ao enfrentar uma seca tão intensa como esta.

“Solicitamos a população que faça seu racionamento, economize água. E aos condomínios e residenciais que façam o rodízio do abastecimento  no horário inverso, parque que as caixas possam recuperar. Evitem o desperdício, pois estamos racionando para não faltar e para que os reservatórios possam suportar até que a chuva chegue”.