RACIONAMENTO É AMPLIADO EM BAGÉ

 

Publicado em: 26/01/2023 10:09 | Fonte/Agência: Daeb

Whatsapp

 

Em razão da permanência da escassez de chuvas em Bagé e, consequentemente, dos níveis críticos das barragens, o Departamento de Água, Arroios e Esgoto (Daeb) irá ampliar o racionamento para 12 horas na cidade. No novo esquema de racionamento, que entra em vigor a partir da próxima quarta-feira, 01/02, o município será dividido em dois setores.

O Setor 1 será abastecido das 03h às 15h e o Setor 2 das 15h às 03h, assim como já realizado em anos anteriores. O Daeb ressalta que regiões mais afastadas, consideradas “pontas de rede”, podem ter menos horas de abastecimento, pois a água demora mais a chegar nestes locais.

Desde o dia 14 de janeiro o município já enfrentava um racionamento preventivo, de seis horas, durante a madrugada. Mas o agravamento da situação faz com que a autarquia aumente as horas de interrupção no fornecimento de água. A Sanga Rasa, principal reservatório da cidade, está 4 metros e meio abaixo do normal. Já a barragem do Piraí está com 3,10m  aquém da normalidade. A Emergencial, por sua vez, está cheia em virtude do bombeamento da água armazenada na cava da obra da barragem da Arvorezinha, atualmente em construção. Desde setembro de 2022, chove abaixo da média em Bagé. Em janeiro, foram observados apenas 32,9 milímetros de chuva na Estação de Tratamento de Água (ETA).

Não é somente a Região da Campanha que sofre mais uma vez com a seca. Aproximadamente 150 cidades gaúchas já decretaram situação de emergência pela estiagem. O Daeb destaca a importância da medida neste momento, uma forma de garantir o abastecimento aos mais de 120 mil bageenses até a normalização das chuvas, sendo que ainda temos mais dois meses de verão pela frente. O Departamento opera neste período também com dois caminhões-pipa, um próprio e outro locado para abastecimento nas áreas urbanas de ponta de rede e também região rural.

ATENÇÃO: No próximo final de semana, dias 28 e 29 de janeiro, não haverá racionamento para que toda a população possa abastecer suas caixas e reservatórios, iniciando o racionamento de 12 horas na madrugada de 1° de fevereiro.

Segue, abaixo, as escalas do novo racionamento que será implantado. 

Setor 1 - Horário com abastecimento: 03h às 15h
Bairros: Centro, Madezatti, São Martins, Vila Brum, Arvorezinha, Vila Damé, Camilo Gomes, Parque Silveira Martins, Hidráulica, Popular, Narciso Suñe, Tarumã, Tupã, Stand, Vila Militar, Vila Brasil, Alcides Almeida, Mingote Paiva, Santa Cecília, Menino Deus, Floresta, Santa Carmem, Ibajé, Vila Gaúcha, Mascarenhas e arredores.

Setor 2 - Horário com abastecimento: 15h às 03h
Bairros: Getúlio Vargas, Loteamento São Pedro, Jardim do Castelo, São Bernardo, Santa Tecla, Loteamento Severo, Malafaia, Daer, Ivo Ferronato, Castro Alves, Dois Irmãos, Estrela Dalva, Ivone, Dolores, Vila Goulart, Passo das Pedras, Tiarajú, Arco, São Judas, Vila Ipiranga, Santa Tereza, Pedra Branca, Bairro Bonito, Vila dos Anjos, Santa Flora, Habitar Brasil, Morgado Rosa, Dona França, Loteamento Prado Velho, Adão Pedra, Loteamento do Parque, Industrial I, Balança e arredores.