Daeb participa de iniciativa socioambiental no Residencial Sagrada Família

 

Publicado em: 30/09/2022 13:02 | Fonte/Agência: Daeb

Whatsapp

 

 

 

O Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), está apoiando  o projeto Hortas Urbanas, promovido pela Secretaria de Assistência Social, Habitação e Direitos do Idoso (Smasi). A ação consiste em cultivar o costume do plantio de hortaliças nos moradores do residencial Sagrada Família, garantindo a segurança alimentar das famílias. Além disso, o projeto possibilita que os participantes possam economizar o valor gasto com verduras e reinvestir em outras áreas, como educação e saúde.

O Senac adquiriu as mudas, adubos e cercamento para a horta, enquanto o Daeb se responsabilizou pelo principal equipamento usado para a irrigação consciente: a caixa d’água de 15 mil litros, imprescindível para a captação da água da chuva. Até o momento, a iniciativa conta com a participação de cerca de 20 moradores.

O responsável técnico do Senac Juliano Machado Munhoz explica que o envolvimento dos moradores no projeto pode ser terapêutico, diminuindo os índices de depressão e ansiedade. A interação com outras pessoas e o cuidado com o plantio são fatores que contribuem para uma melhor saúde mental. “Uma simples horta pode fazer uma diferença na vida de muitas pessoas”, destaca Juliano.

O engenheiro agrônomo Álvaro Luiz Munhoz, que orienta os moradores sobre os cuidados com a plantação, conta que o projeto foi criado para todas as idades. As crianças, que adoram ter o contato com a terra e o plantio, são visitantes assíduos da horta. Ele explica ainda que será implementado um sistema de compostagem, que vai receber os resíduos orgânicos trazidos pelos moradores para a adubação orgânica dos 300 metros quadrados de solo fértil.