Daeb alerta para níveis das barragens

 

Publicado em: 12/05/2021 15:18 | Fonte/Agência: Daeb

Whatsapp

 

 

Com a diminuição dos índices pluviométricos na região de Bagé nos últimos meses, os níveis das barragens que abastecem a cidade começam a preocupar. Segundo dados do Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb), desde março estão sendo registradas precipitações muito abaixo do esperado. Em abril, choveu apenas 33,4 milímetros, enquanto que a média histórica do mês é 123,6 milímetros. Já em maio, até agora, foram apenas 20,2 milímetros.

Assim, a barragem da Sanga Rasa está 5,20 m abaixo do normal. Já a barragem do Piraí está 1,70 m negativos. A Emergencial, por sua vez, está 0,55 m aquém. O Daeb está realizando reuniões permanentes a fim de decidir as medidas para os próximos dias, inclusive a implantação de um possível racionamento.

A direção da autarquia solicita para a população fazer o uso racional sempre que possível, tomando medidas de economia. “Não limpar calçadas com mangueiras, tratar a água da piscina para evitar a troca, regar plantas somente no final do dia, aproveitar a água da chuva para lavar o pátio e ficar atento a possíveis vazamentos são algumas das ações conscientes que podem ajudar muito”, destaca Franco Alves, diretor geral do Daeb.