Prefeitura e Exército assinam ordem de início para retomada da construção da barragem da Arvorezinha

 

Publicado em: 05/03/2021 09:53 | Fonte/Agência: Daeb

Whatsapp

 

 


Após anos de expectativa, a construção da obra da Barragem da Arvorezinha será retomada. Na última quarta-feira (03/03), o Prefeito Divaldo Lara assinou, junto ao Presidente Jair Bolsonaro, a ordem de início das obras da Barragem da Arvorezinha. Estavam presentes no ato, além de autoridades municipais, o Ministro do Desenvolvimento Regional (MDR), Rogério Marinho, e o Comandante do Exército Brasileiro, General Edson Pujol.
“É um momento histórico para nossa cidade. Sempre foi a nossa prioridade. Abastecimento de água é saúde, não podíamos mais continuar sem reservas hídricas suficientes para toda a população”, afirma Divaldo. Ele ressalta que a boa relação com o Governo Federal ajudou a fechar a parceria que irá resolver o maior e mais longo problema do município.
O diretor do Daeb, engenheiro Eduardo Mendes, acredita que a movimentação do Exército no local da obra deve acontecer brevemente. “A nossa expectativa e confiança nas forças armadas é a melhor possível. A primeira fase, que já aumentará consideravelmente a reserva de água, deve terminar em oito meses”, explica.
A assinatura foi possível depois do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) ter aprovado a repactuação da obra, o que propicia que o empreendimento seja realizado por etapas. “Uma das dificuldades que encontramos na engenharia é fazer com que uma obra que está parada há anos seja concluída. Mas enfrentamos este desafio de maneira técnica e exaquível, pois realizamos a repactuação em curtíssimo tempo”, afirma o engenheiro Emílio Mansur, superintendente operacional do Daeb e responsável pela adequação do projeto.

A Barragem da Arvorezinha quadruplicará a reserva de água na cidade. Já nesta primeira etapa, o volume acrescido nas reservas hídricas de Bagé totalizará 7.010.574,21 m³. O valor liberado neste ato pelo Governo Federal para execução da obra é de R$ 65,8 milhões, que representa mais de 80% do total.