BAGÉ ENTRA EM RODÍZIO DE ABASTECIMENTO DEVIDO À ESTIAGEM QUE AFETA O ESTADO

 

Publicado em: 15/01/2021 08:52 | Fonte/Agência: DAEB

Whatsapp

 

BAGÉ ENTRA EM RODÍZIO DE ABASTECIMENTO DEVIDO À ESTIAGEM QUE AFETA O ESTADO

Barragem Sanga Rasa

Em razão da forte estiagem que está atingindo vários municípios do Rio Grande do Sul, o Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb) dará início ao rodízio de abastecimento na madrugada deste sábado (16/01).

A medida mais uma vez se faz necessária como precaução para garantir o fornecimento de água durante os próximos meses, tendo em vista que o prognóstico de chuvas para o verão mostra que haverá precipitações insuficientes. Há um déficit desde julho de 2020, colocando diversas regiões do Estado em situação de risco hídrico. O acumulado de chuvas nos meses que antecedem o verão foi de 40,4 mm em novembro, e 115,7 mm em dezembro, quando o consumo de água na cidade tem um aumento considerável.

Hoje, as barragens que compõem as reservas de água de Bagé estão com os seguintes níveis: Sanga Rasa com 3,4 metros abaixo do normal; Piraí com 2,5 metros negativos; e a Emergencial, a menor das três, 0,35 m abaixo do limite.

“Temos que ser prudentes com a questão do abastecimento neste momento, a fim de evitarmos de chegar ao ponto crítico pelo qual passamos em 2020, quando estivemos a 15 dias de um colapso do fornecimento de água. Ainda temos muitos dias quentes até o fim do verão”, lembra Eduardo Mendes, diretor geral do Daeb.

O Departamento disponibiliza os telefones da Central de Serviços para esclarecimento de dúvidas da população sobre o rodízio de abastecimento e atendimentos em caso de emergência: 3240 7800 – 08005102219 e 115.

Veja como fica a escala de abastecimento para os bairros e centro a partir da madrugada do dia 16 de janeiro:

ESCALA DE RODÍZIO DE ABASTECIMENTO

Setor 1
Horário com abastecimento: 03h às 15h. Bairros: Centro, Madezatti, São Martins, União, Vila Brum, Arvorezinha, Vila Damé, Camilo Gomes, Parque Silveira Martins, Hidráulica, Popular, Narciso Suñe, Tarumã, Tupã, São José, São Jorge, São João, Laranjeiras, Cohab, Stand, Vila Militar, Vila Brasil, Alcides Almeida, Mingote Paiva, Santa Cecília, Menino Deus, Floresta, Santa Carmem, Ibajé, Vila Gaúcha, Passo do Príncipe, Mascarenhas e arredores.

Setor 2
Horário com abastecimento: 15h às 03h. Bairros: Getúlio Vargas, Loteamento São Pedro, Jardim do Castelo, São Bernardo, Santa Tecla, Loteamento Severo, Malafaia, Daer, Ivo Ferronato, Castro Alves, Dois Irmãos, Estrela Dalva, Ivone, Dolores, Vila Goulart, Passo das Pedras, Tiarajú, Arco, São Judas, Vila Ipiranga, Santa Tereza, Pedra Branca, Bairro Bonito, Vila dos Anjos, Santa Flora, Habitar Brasil, Morgado Rosa, Dona França, Prado Velho, Adão Pedra, Loteamento do Parque, Industrial I, Balança e arredores.