Exército mobilizado para início das obras da Barragem da Arvorezinha

 

Publicado em: 20/10/2020 13:54 | Fonte/Agência: Daeb

Whatsapp

 

 

Nesta quarta-feira (21/10), uma comitiva do 1° Batalhão Ferroviário do Exército, de Lages, Santa Catarina, estará em Bagé para realizar mobilização técnica na área da Barragem da Arvorezinha. Desta vez, os militares realizarão trabalhos preliminares à execução da obra. Serão observadas as instalações dos canteiros, infraestrutura elétrica e hidráulica e alojamentos para a equipe que irá trabalhar na construção.

O grupo será recepcionado às 8h pelo diretor do Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb), Engenheiro Eduardo Mendes, na sede da autarquia. Após, irão até o local da futura barragem para realizar a vistoria e definir a logística necessária antes do início da obra.

Este é um importante passo para a retomada da obra da Barragem da Arvorezinha. Nestes últimos meses, várias reuniões estão acontecendo para tratar dos itens necessários para a assinatura do convênio com o Exército. A última videoconferência foi nesta semana, com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). Na ocasião, foi abordada a repactuação do contrato total da Barragem da Arvorezinha a fim de atender a todas as exigências solicitadas pelo Governo Federal. Várias solicitações já foram realizadas, como a Licença Prévia e de Instalação Unificadas da obra, emitida pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (Fepam).

Após a construção da primeira etapa da obra da Barragem da Arvorezinha, a cidade terá uma nova reserva de 2.800.288,00 m³ de água. Atualmente, Bagé possui uma reserva de 4.210.286,21 m³. Assim, o armazenamento de água aumentará para 7.010.574,21 m³.