ENGENHARIA DO EXÉRCITO VISITA BARRAGEM DA ARVOREZINHA APÓS PRESIDENTE BOLSONARO PRIORIZAR A OBRA

 

Publicado em: 05/08/2020 17:35 | Fonte/Agência: DAEB

Whatsapp

 

ENGENHARIA DO EXÉRCITO VISITA BARRAGEM DA ARVOREZINHA APÓS PRESIDENTE BOLSONARO PRIORIZAR A OBRA

Barragem da Arvorezinha

Conforme anunciado pelo presidente Jair Bolsonaro em sua visita a Bagé, o Exército Brasileiro começa as tratativas para dar prosseguimento à obra da Barragem da Arvorezinha. Nesta quinta-feira (06/08), representantes do 1° Batalhão Ferroviário do Exército, de Lages, Santa Catarina, subordinados ao 4° Grupamento de Engenharia do Comando Militar do Sul, estarão na cidade para conhecer o projeto. A visita já é resultado do pedido do Prefeito Divaldo Lara ao presidente Bolsonaro para priorizar esta obra tão sonhada pelos bajeenses. “Estamos dando início a esta parceria com o Exército que está sendo apoiada e priorizada pelo nosso presidente Jair Bolsonaro. Temos a certeza que tudo será encaminhado da melhor maneira possível para concretizar a mais esperada obra da cidade”, destaca Divaldo. O prefeito acredita que a barragem será concluída em poucos meses pelo Exército.

O Capitão Davi Martins Chagas, Chefe de Operações, e o Tenente Luciano Pereira Bezerra, Engenheiro do Batalhão, irão às 8h até o local da obra da barragem acompanhados do diretor geral do Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb), engenheiro Eduardo Mendes, e do superintendente operacional da Autarquia, engenheiro Emílio Mansur. A agenda segue às 14h30, quando haverá reunião no Salão Oval da Prefeitura, com a presença do Prefeito Divaldo Lara, do Coronel Carlos André Maciel Levy, chefe do Estado-Maior da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada e do subtenente Maurício Delgado Veleda, Adjunto de Comando. Participarão, também, a direção e técnicos do Daeb, além de servidores da Semapa, que estão responsáveis pela liberação da licença ambiental da obra junto ao Departamento de Recursos Hídricos (DRH) e à Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).

A adaptação do projeto da barragem, realizada pelo engenheiro Emílio Mansur, foi apresentada em Brasília para o Ministério do Desenvolvimento Regional pelo Prefeito Divaldo Lara e pelo diretor Eduardo Mendes na semana passada. O tema também foi pauta de audiência com o vice-presidente General Hamilton Mourão e com o ministro da Cidadania Onyx Lorenzoni. Na viagem, a comitiva de Bagé também participou de encontro com o Ministro da Saúde, General Eduardo Pazuello, e com o Deputado Federal Giovani Cherini (PL), líder da bancada gaúcha na Câmara dos Deputados. “Esta foi uma importante viagem à capital Federal, pois foi possível tratar os assuntos diretamente nos Ministérios com seus ministros. Teve um aproveitamento muito bom, crucial para desenvolver as obras da Barragem”, destaca Eduardo Mendes.

Conforme o novo projeto da barragem, que sofreu adaptações, será construído, em uma primeira fase, o canal de aproximação, o vertedouro, a ensacadeira e a tomada de água. Já nesta primeira etapa, o volume acrescido nas reservas hídricas de Bagé totalizaria 7.010.574,21 m³.