Inspeção anual do Vigiagua acontece na ETA e nas barragens

 

Publicado em: 26/06/2019 21:35 | Fonte/Agência: Daeb

Whatsapp

 

Inspeção anual do Vigiagua acontece na ETA e nas barragens

Estação de Tratamento de Água - ETA

A Vigilância Ambiental da Secretaria da Saúde do Estado deu início aos trabalhos de inspeção anual na Estação de Tratamento de Água. A atividade de rotina faz parte do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua). O objetivo é garantir o fornecimento de água com qualidade para a população, em cumprimento à Legislação Federal (Portaria 2914/11, do Ministério da Saúde).

Nesta quarta-feira (26/06), foram realizadas visitas às barragens que abastecem a cidade. Além disso, em conjunto com o corpo técnico do Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb), estão sendo avaliadas as propostas que serão implementadas no Programa de Proteção dos Mananciais, suas nascentes, e no controle do uso do solo nas respectivas bacias hidrográficas contribuintes. Ainda serão realizadas vistorias na rede de distribuição e reservatórios.

Todo o trabalho deve durar de três a quatro semanas e está sendo coordenado pelos técnicos da Secretaria da Saúde do Estado Daniel Teixeira, agente de combate às endemias, e Cléber Vilmar Moraes, auxiliar de saneamento. Pelo Daeb, a atividade está sendo acompanhada pelo diretor de captação e tratamento da autarquia, Maiquel Vieira. “O controle de um órgão externo nas nossas atividades ajuda a deixar mais transparente o trabalho desenvolvido pelo Daeb. Além disso, nos auxilia a sempre estarmos implantando melhorias”, afirma Vieira.