Ministério das Cidades aprova prorrogação da obra da Estação de Bombeamento de Esgoto

 

Publicado em: 28/11/2018 08:40

Whatsapp

 

Em reunião ontem (26/11) no Ministério das Cidades, em Brasília, o diretor geral do Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb), Volmir Silveira, garantiu a prorrogação do prazo para a conclusão da Estação de Bombeamento de Esgoto. A obra, iniciada em 2007 e parada há mais de três anos, estava ameaçada, pois o limite para a sua entrega era no próximo mês.     

A Estação de Bombeamento faz parte do sistema novo de coleta e tratamento de esgoto da cidade. Se o prazo não fosse renovado, o Governo Municipal teria que devolver todo o recurso do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Além disso, o Daeb teria que restituir o valor recebido da Agência Nacional de Águas (ANA) para as obras de esgotamento sanitário dos bairros Alcides Almeida, Mingote Paiva e São José, que dependem da Estação de Bombeamento para ter funcionalidade.

“Era uma verba pública que estava praticamente perdida e a gente conseguiu resgatar isso. É mais uma grande vitória, que permite que se conclua este grande sistema de saneamento no primeiro semestre de 2019”, ressalta Silveira. A reunião em Brasília foi coordenada pelo Gerente de Projeto da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental, Gilson Pires da Silva, e pela Diretora de Repasses a Projetos de Saneamento da mesma Secretaria, Michelli Miwa Takahara. Também estava presente o vereador Graciano Aristimunha Pereira. Na ocasião, foi entregue um banner com todas as obras de esgoto em andamento realizadas com recursos federais em Bagé.

A obra de Estação de Bombeamento de Esgoto, localizada ao lado do cemitério da Santa Casa, foi retomada em outubro. A iniciativa faz parte do projeto de saneamento que irá fazer com que Bagé alcance 80% de esgoto coletado e 59% de tratado, índices superiores às médias nacionais. A Estação de Bombeamento vai levar o esgoto coletado em diversos bairros para a Estação de Tratamento Central, que já está concluída. Outra obra deste projeto, que também está em andamento, é a construção das travessias aéreas nos arroios, que tem entrega prevista para dezembro deste ano. 

O valor da Estação de Bombeamento de Esgoto é de R$ 3.557.254,39. A previsão de término é abril de 2019 e a empresa responsável é a Yergata Montagens e Obras Ldta.