Novo reservatório de água é inaugurado marcando 50 anos do Daeb

 

Publicado em: 01/04/2019 10:44 | Fonte/Agência: Daeb

Whatsapp

 

A manhã desta sexta-feira (29) marcou um momento histórico para Bagé. Autoridades, comunidade, colaboradores e imprensa acompanharam a inauguração oficial do novo reservatório de água, construído na Estação de Tratamento de Água (ETA), que foi um dos pontos mais importantes das comemorações dos 50 anos do Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb).

O morador Adão Rodrigues, de 85 anos, foi do bairro Santa Flora, no outro lado da cidade, de ônibus para o local, apenas para conhecer o novo reservatório. “Eu gosto de ver as coisas com os meus olhos e não que ninguém me conte. Me surpreendi com o que vi e acho que vai ajudar muito a resolver o problema de água da nossa cidade”, comemorou.

O diretor da autarquia, Graciano Pereira, disse que a obra é a primeira etapa da solução definitiva do problema de abastecimento de água em Bagé. “É uma conquista muito importante pra nossa cidade, uma das mais importantes. São 4 milhões de litros armazenados e distribuídos”, relembrou. “Quero apenas agradecer e lembrar que o reservatório entrará em funcionamento nos próximos dias”, disse.

O prefeito Divaldo Lara reiterou que este, agora, é um dos maiores reservatórios do Rio Grande do Sul. “Isso é tratar com respeito a população da nossa cidade”, destacou. “Eu acredito no talento e na força de cada uma das pessoas. Fazer o bem está acima de qualquer ideologia partidária. Por isso cumprimento a melhor equipe de governo dos últimos tempos. A cidade cresce e vem se desenvolvendo, com a participação de todos”, destacou.

Divaldo lembrou, ainda, que já são dois anos sem nenhuma multa ambiental, o que demonstra a preocupação do poder público com relação ao tema. Sobre a construção da Barragem da Arvorezinha, o prefeito anunciou que foram garantidos R$ 41 milhões para retomar a obra.
Ainda a respeito do novo reservatório, Divaldo complementou. “Essa obra deve encher a cada um de vocês de orgulho”, comentou, pouco antes do descerramento da placa de inauguração, no final da solenidade.

O reservatório

Originário dos Estados Unidos, o reservatório é feito de chapas de aço vitrificado e possui uma tecnologia diferenciada em armazenamento de água tratada. Com capacidade de 4 milhões de litros, foi adquirido com recursos próprios do Daeb, totalizando R$ 3.200.409,40.

É uma iniciativa histórica, já que o antigo reservatório da ETA possui mais de 100 anos, não suportando mais a demanda da cidade. Os dois ficarão em atividade juntos, duplicando a capacidade de reserva de água tratada do município.