• Como devo limpar minha caixa d´água?

    Para manter a qualidade da água que você usa, é necessário tomar alguns cuidados, como a limpeza frequente dos reservatórios, que deve ser realizada a cada seis meses ou após consertos na rede interna.

    Passos:

    1) Feche o registro geral e esvazie a caixa. 

    2)Quando o volume da água estiver a 15 cm do fundo da caixa, feche a tubulação de limpeza da caixa d' água (expurgo) e a saída d' água. 

    3) Comece a limpeza com a própria água que sobrou, usando somente escova. Não use sabão, detergentes ou produtos químicos. Remova a água suja através do expurgo ou com auxílio de baldes e panos limpos. Com o expurgo aberto, abra a entrada da água na bóia ou o registro geral para lavar com água corrente as paredes já escovadas. 

    4) Feche o expurgo e, com a caixa cheia, deixe a água descansar por duas horas. Feche novamente o registro ou tranque a bóia, impedindo que a água entre na caixa. Abra as torneiras e dê descarga até esvaziar totalmente o reservatório. Esta água também servirá para desinfetar os canos da residência, pois a água recebida do Daeb já possui o teor de cloro necessário. 

    5) Feche as torneiras, abra a entrada da água na bóia e deixe encher a caixa d' água. Lave a tampa e feche totalmente a caixa, anotando a data que a limpeza foi realizada. Mantenha sua caixa d' água sempre bem fechada para evitar a contaminação da água armazenada. Esta ação contribui para não-proliferação do mosquito transmissor da dengue.